Tendências de Curtos e Média Prazo para a Panificação

Massa Folhada Congelada

A situação fiscal do país é extremamente precária, agravada pela situação idêntica dos estados, com alguns já totalmente insolventes, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Goiás.
O Orçamento de 2021, aprovado só no dia 19 último pelo Congresso, prevê um déficit anual de 247 bilhões, com gastos fora do teto que podem chegar a 120 bilhões, que incluem 44 bilhões de auxílio emergencial e os gastos do BEM (redução de jornada e de salários), Financiamentos (Peac maquininha e PRONAMPE) e para acomodar as emendas dos parlamentares
A vacinação segue em um ritmo lento e o país luta com novas CEPAS além da contaminação e mortes de pessoas mais jovens
A cadeia de suprimentos está desarticulada impondo paralizações e aumentos de preços para as empresas
Esgotamento da população e dos empresários por fechamentos que foram antecipados à necessidade e que hoje impedem ou dificultam um fechamento como os da Europa por exemplo.
Aumento crescente da inflação devido ao desequilíbrio fiscal, à desvalorização do real frente ao dólar e ao aumento de preços internacionais das commodities

Pronunciamento das entidades nacionais do comércio de 20/04 destaca a visão delas sobre a situação do comércio:
Quebra de 25% do comércio sem possibilidade de retorno
15 milhões de empregos dependem do comércio aberto
30 milhões de brasileiros já estão desempregados
Não há evidências de que o fechamento do comércio traga benefícios sanitários

CONSEQUÊNCIAS
Empobrecimento da população devido à perda de empregos formais e perda de renda dos informais, agravado pela inflação que consome parte da renda das famílias cada vez maior
Mudança na forma de fazer negócio (delivery) e até do trabalho formal (Home Office), redução das viagens de negócio, etc.

TENDÊNCIA

Segundo o relatório 2020 US Retail Report Index, do IBV (Institute for Business Value), a pandemia acelerou em pelo menos 5 anos a transformação digital.
Dados do Google Mobilidade mostraram que os cadastros em sites de moda e acessórios voltaram a crescer no último período de flexibilização, com aumento de 53%. Já Alimentos e Supermercados — que apresentaram alta no começo da pandemia — caíram 78% devido ao retorno dos consumidores aos ambientes físicos. “Esses dados indicam que, quando se reduz as restrições e limitações de frequentar espaços públicos, as pessoas voltam a buscar experiências nas lojas físicas, principalmente de bares e restaurantes pela necessidade de socialização das pessoas humanas”
Uma pesquisa realizada pelo Facebook no final de 2020, em parceria com a Deloitte, constatou que 48% dos consumidores brasileiros que passaram a comprar em negócios locais o fizeram pela preocupação com a sobrevivência destes empreendimentos o que resultou num crescimento de 67% nos negócios locais. Esse aumento de compras dos consumidores que preferiram a compra nos negócios locais levou em conta também as ofertas e a qualidade do serviço — mais rápido e ágil do que outras grandes marcas.
Aumento da preocupação dos consumidores com a sustentabilidade do planeta e com o consumo de produtos mais saudáveis
As refeições caseiras ganharam mais adeptos criando uma oportunidade para produtos semiprontos. A procura de receitas caseiras no Google está maior do que o pico de Natal que antes era o maior do ano.

Em relação ao delivery:
Os clientes que optam pelo delivery querem comprar de qualquer lugar, em qualquer ambiente e em qualquer momento. Menos fiéis, sua busca é de ofertas de alto padrão quanto à qualidade de produto, desempenho de serviço e preço justo
São fatores importantes para a fidelização: o prazo de entrega, a apresentação do produto, o produto entregue ser exatamente igual ao mostrado nos cardápios e nas mídias sociais e segurança no ato da entrega.
Para impulsionar o cliente a fazer o pedido é fundamental a apresentação dos produtos ser detalhada e atraente, principalmente através das mídias sociais.

O aumento nas buscas de algumas palavras do Google também evidenciam uma tendência:

Buscas ligadas à cozinha
+582% alimentos para imunidade
+311% fazer pão em casa
96% massa fresca receita

Buscas ligadas a itens gourmet
+143% liquidificador
+111% pão caseiro

AÇÕES DO MARKETING DO SAMPAPÃO
Está sendo adaptado para ser online o curso COMO DECIDIR PREÇO E ANALISAR RESULTADO DE PRODUTO COM SEGURANÇA que foi interrompido pela impossibilidade da presença física dos panificadores. O formato será com turmas de no máximo 10 pessoas, através do ZOOM ou outra plataforma, com a duração de no máximo 1 hora, segmentando os assuntos a serem tratados para não ser cansativo.
Intensificação da produção de cartazes de datas temáticas para afixação nas padarias e introdução de posts para divulgação nas redes sociais. Para facilitar o acesso do panificador a esse material está sendo elaborado um passo a passo de como baixar e de como personalizar tanto os cartazes como os post com logo e preços das padarias, quando for o caso
Está sendo pesquisado cases de sucesso nas padarias para divulgá-los e já preparar material de divulgação desses cases se a padaria desejar usá-los
Será divulgado um serviço do Marketing que é muito pouco aproveitado pelos panificadores que é a produção de Material de comunicação interna das padarias e até de campanhas específicas que desejarem realizar
Está sendo finalizada a campanha para o dia das mães
O site do SAMPAPÃO está sendo atualizado e completamente reformulado, com uma linguagem de programação que possibilita fazer a introdução de informações sem a necessidade de mexer no programa facilitando e agilizando as publicações.

Fonte: https://sampapao.org.br/2021/04/22/tendencias-de-curto-e-medio-prazo-para-a-panificacao/

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